curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Orçamento De Guerra

Fortes chuvas devastam Rio Grande do Sul e mobilizam bilhões para reconstrução

Após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e afetaram 388 dos 497 municípios gaúchos, o Congresso Nacional, o governo federal e o governo gaúcho se mobilizam para agilizar a liberação de bilhões de reais para reconstrução e apoio às famílias atingidas. A reconstrução de rodovias destruídas deve custar ao menos R$ 1 bilhão, e as inundações afetaram mais de 1,3 milhão de pessoas, resultando em ao menos 100 mortes. Negociações estão em andamento para liberar recursos extras e a possibilidade de criar um 'orçamento de guerra' similar ao adotado durante a pandemia de covid-19.

Congresso Nacional analisa proposta de 'Orçamento de Guerra' para calamidades ambientais

O Congresso Nacional deverá analisar uma proposta para criar um 'Orçamento de Guerra' destinado a calamidades decorrentes das mudanças climáticas, como as intensas chuvas que causaram mais de 80 mortes no Rio Grande do Sul. A proposta visa flexibilizar as regras de controle fiscal e permitir o uso de recursos públicos para a reconstrução do estado. A medida, semelhante à adotada durante a pandemia de Covid-19, envolve a aprovação de uma PEC que permitiria o uso de recursos extraordinários em situações de calamidade pública ambiental regional ou local, garantindo ações emergenciais nas áreas afetadas.

Lula lidera comitiva para liberar recursos após enchente no Rio Grande do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao Rio Grande do Sul com uma comitiva para liberar recursos da União para o Estado devastado pela maior enchente da história. A proposta é criar um 'Orçamento de guerra' para flexibilizar o envio de recursos e viabilizar a ajuda necessária. Economista alerta para os riscos de medidas que afetem o controle das contas públicas. O Congresso instalará uma comissão para analisar a liberação de emendas e a mobilização é grande para resolver a situação do Rio Grande do Sul.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!